Além da preservação do idioma Guarani, língua falada e escrita, para preservar a identidade cultural, os Guaranis da Aldeia Itaxim se reúnem todas as noites na Casa de Reza, para fumarem seus petanguas (petygwá, em Guarani – cachimbo típico), e manifestar em depoimentos, perante aos indígenas da própria Aldeia, sua condição de indígena.
Também cantam e dançam.
O Coral da Aldeia Itaxim se apresenta regularmente em eventos dos mais diversos, e está gravando um CD e um DVD, com 10 músicas.
Construção da oca
Do planejamento ao último amarrado de sapê para o acabamento da cobertura da Grande oca, está tudo documentado através de centenas de fotos e dezenas de horas de gravação em vídeo.
Como a proposta da construção da Grande Oca se funda na intenção da preservação da identidade cultural do Povo Guarani, não bastava a sua simples construção.
Era importante mostrar para os que até hoje só viveram em habitações precárias, feitas com pedaços de madeira e telhas de amianto, as técnicas ancestrais para construir uma habitação de acordo com a Cultura Guarani, que oferece inúmeras vantagens em relação às suas atuais moradias. Mostrar e garantir que isto possa ser repassado às futuras gerações.
O material produzido servirá, inclusive, para a exposição permanente que será abrigada por esta Grande Oca, para geração de renda com um projeto de visitação turística guiada.